Ir para conteúdo
Notícias
Congresso Internacional Rede Pitágoras recebe lideranças de escolas de todo o Brasil

Mais de mil lideranças de escolas parceiras da Rede Pitágoras participaram, nos dias 30 e 31 de agosto, do Congresso Internacional Rede Pitágoras, que aconteceu no resort Tauá, em Atibaia (SP). Essa é a oitava edição do evento que, neste ano, teve como tema “Transformação” e abordou o que existe de mais moderno no mercado educacional. O Congresso foi um sucesso e marcou o início de novos projetos e negócios. Confira abaixo alguns deles.

Lançamento do projeto Entre Luzes

O evento marcou o lançamento oficial do Projeto Entre Luzes, uma iniciativa da Fundação Pitágoras, braço de responsabilidade social da Saber (empresa na qual a Rede Pitágoras faz parte), para incentivar a interação das escolas parceiras com escolas públicas de suas regiões, apostando na troca de conhecimentos pela melhoria da qualidade da educação no Brasil. O projeto foi apresentado na palestra “Transformação pelo exemplo”, ministrada pela Helena Neiva, presidente da Fundação e gestora da Aliança Brasileira pela Educação.

O Entre Luzes propõe a derrubada de quaisquer muros de preconceito para aproximar alunos e educadores de escolas públicas e particulares, em uma troca de conhecimentos benéfica à qualidade do ensino no país. “Acreditamos que todos têm uma luz para compartilhar e que o conhecimento é uma via de mão dupla, em que todos podemos aprendem uns com os outros”, declarou Helena. Na apresentação do projeto, a Fundação Pitágoras reconheceu como exemplo de sucesso o trabalho realizado pela escola parceira Santa Mônica Centro Educacional, do Rio de Janeiro (RJ), que contribui há 30 anos com a formação dos docentes da Escola Tia Neuma, na comunidade da Mangueira.

Bilinguismo e inovação

Durante o Congresso, aconteceu também o lançamento do Bilingual Experience, sistema de ensino bilíngue trazido pela Saber ao país em parceria com o PaRK IS, escola internacional de Lisboa, Portugal, certificada por Cambridge. O sistema de ensino foi implantado desde o começo deste ano no Colégio Pitágoras, em Belo Horizonte (MG), e será levado, agora, às escolas parceiras. Esse sistema será ofertado a todo mercado brasileiro de educação básica a partir de setembro.

A proposta de ensino do Bilingual Experience integra tecnologia ao processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade, a capacidade de solução de problemas, o pensamento crítico e a colaboração entre as crianças, enquanto promove sua autonomia e responsabilidade.

No Bilingual Experience, são trabalhados temas específicos em livros e aulas todas ministradas em inglês, com metodologia ativa, ou seja, incentivando a participação, autonomia e colaboração dos alunos. Trata-se de uma abordagem moderna e híbrida, com conteúdo e construção de ambientes de aprendizagens.

 

 

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404