Ir para conteúdo

Oficinas do Saber do Rio de Janeiro (1)

Chegou a hora de movimentar a sua escola e promover a formação continuada da sua equipe pedagógica. Coleção Didática e BNCC são os temas das Oficinas do Saber 2019. 

Movimente para #transformar a sua escola!

 

Programação:

8h - Chegada dos participantes

8h30 - Início das oficinas

10h30 - Coffee break 

11h - Continuação das oficinas 

13h - Encerramento 

 

Oficinas disponíveis

 

1- A BNCC E O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Público: Professores da Educação Infantil.

EMENTA: Nesta oficina, o participante entenderá conceitos importantes da BNCC para a Educação Infantil: Direitos de Aprendizagem, Campo de Experiências e Objetivos de Aprendizagem. Além disso, conhecerá propostas para repensar suas práticas pedagógicas e planejar situações coerentes com a BNCC para serem aplicadas na sua sala de aula.

 

2 - BNCC NA PRÁTICA: DESENVOLVENDO HABILIDADES POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Público: Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

EMENTA: Muitos são os desafios trazidos pela BNCC. Que proposta educacional está por trás desse documento? O que significa um currículo baseado no desenvolvimento de habilidades  e competências? Como esses currículos deverão ser viabilizados nas salas de aula? Quais estratégias didáticas são adequadas a um trabalho pedagógico com esse foco? Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de compreender os fundamentos pedagógicos da BNCC, de conhecer e criar estratégias didáticas com o foco no desenvolvimento de habilidades, entendendo como os fundamentos da BNCC poderão fazer parte do cotidiano escolar.

 

3 - 1º ANO EM CONEXÃO COM A BNCC- UM OLHAR SOBRE A TRANSIÇÃO DA ED INFANTIL PARA EF

Público: Professores do 1.º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Pitágoras e da Rede Cristã.

EMENTA: A proposta desta oficina é despertar a atenção dos educadores sobre a transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental e fazê-los refletir sobre a importância de se ter um olhar diagnóstico sobre a aprendizagem das crianças. O reconhecimento da Coleção como ferramenta de sistematização de saberes e a percepção  da diversidade de estratégias de alfabetização em grupos diversificados de aprendizagem fazem parte da proposta deste trabalho, que visa mostrar como a coleção didática do 1.º Ano  do Ensino Fundamental está em conexão com a BNCC.

 

4 - BNCC NO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Público: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

EMENTA: Muitos são os desafios trazidos pela BNCC, que servirá como referência para toda a educação brasileira. Afinal, que proposta educacional está por trás desse documento? O que significa um currículo baseado no desenvolvimento de habilidades e competências? De que maneira esses currículos deverão ser viabilizados nas salas de aula? Quais estratégias didáticas são adequadas a um trabalho pedagógico com esse foco? Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de entender como os fundamentos da BNCC poderão fazer parte do cotidiano escolar e de criar estratégias didáticas com o foco no desenvolvimento de habilidades e competências.

 

5 - MICRODADOS DO ENEM: COMO USAR E POTENCIALIZAR AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS?

Público: Professores do Ensino Médio.

EMENTA: O Enem, principal exame de acesso ao ensino superior no Brasil, possui uma detalhada base de dados. Toda a riqueza desse instrumento está disponível por meio dos microdados do ENEM. A proposta desta oficina é instrumentalizar o professor na leitura e na interpretação dessa riquíssima fonte de dados, conectando esse conhecimento ao planejamento de estratégias pedagógicas que resultem no melhor desempenho dos alunos.

 

 

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 03/05, no Sistema de Eventos da Rede Pitágoras. 

Faça a sua inscrição aqui!

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404