Ir para conteúdo

A Rede Pitágoras

Nossa trajetória

O Pitágoras iniciou suas atividades na década de 1960 e, desde então, começou a construção de uma história de pioneirismo e sucesso.

Em 1979, começaram as operações internacionais, com a abertura de colégios Pitágoras em diversos países do mundo em parceria com grandes empresas.

A partir de 2007, o Pitágoras passou a fazer parte do grupo Kroton Educacional, que hoje representa uma das maiores organizações do setor.

Com uma história de vanguarda na educação brasileira e do mundo, a Rede Pitágoras busca estar sempre à frente de seu tempo.

Descubra nossa história

Em 1966, foi fundado o Pré-Vestibular Pitágoras, na cidade de Belo Horizonte (MG). A instituição de ensino preparatório foi encabeçada por cinco jovens: Evando Neiva, João Lucas Mazoni Andrade, Júlio Cabizuca, Marcos Mares Guia e Walfrido Mares Guia. 

Nessa época, o Pitágoras consolida a imagem de curso preparatório para vestibulares em Minas Gerais. Em seguida, são criados três colégios de Educação Básica na capital mineira. 

A partir de 1980, o Pitágoras chega ao exterior, em países como Mauritânia, Iraque, Congo Francês, Equador, Peru e Angola. A expansão também acontece em vários estados do Brasil, como Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Goiás e Bahia. 

Em 1995, a Rede Pitágoras é criada com o propósito de desenvolver uma relação de parcerias com escolas em todo o Brasil e o exterior, oferecendo material didático completo e constantemente atualizado. Além disso, proporciona cursos e seminários de educação e treinamento focados na atualização e capacitação dos profissionais das instituições parceiras.

Também nessa década é publicada a primeira Coleção Pitágoras, em 1996. A Coleção Pitágoras carrega a missão de expressar a prática pedagógica das escolas da Rede Pitágoras. Em 1998 foi publicado o primeiro Projeto Pedagógico Pitágoras. 

Em 1999 a Fundação Pitágoras é fundada com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para o alto desempenho dos alunos, especialmente da rede pública. Para isso, desenvolveu o SGI – Sistema de Gestão Integrado, tecnologia que potencializa e alinha os esforços de todos – alunos, educadores e lideranças – com foco na melhoria da aprendizagem. 

Em 2000, foi lançada a primeira Coleção Pitágoras totalmente alinhada ao projeto pedagógico publicado em 1998. Nesse ano mais seis unidades foram implantadas no Japão.

Em 2003, foi implementado o PAERP, um programa de avaliação periódica. Hoje, esse programa consiste em um valioso instrumento de gestão para as lideranças educacionais. 

Em 2007, a Rede Pitágoras lançou o Guia Pedagógico para Pais e Educadores, o qual tem como objetivo explicar a proposta pedagógica da escola. Ele está organizado em quatro publicações, em formato de revista, cada uma delas direcionada a um segmento da Educação Básica. 

Nesse mesmo ano, ficou marcada a abertura de capital do Pitágoras na BM&F Bovespa com o nome Kroton Educacional, possibilitando uma fase de plena expansão das atividades, principalmente depois do aporte financeiro de um dos maiores fundos de private equity do mundo, a Advent Internacional, em 2009. 

Em 2010, um novo projeto pedagógico foi lançado, demonstrando o aprimoramento contínuo da instituição. Além disso, no mesmo ano, a primeira escola brasileira no Canadá tornou-se uma escola parceira da Rede Pitágoras.

Ainda nesse ano, a Kroton Educacional adquiriu o Grupo IUNI Educacional, instituição que atuava na graduação e pós-graduação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro por meio das marcas UNIC, UNIME e FAMA. 

Em 2011, com a incorporação da Faculdade Atenas Maranhense, da Faculdade União, da Faculdade Sorriso e da Unopar, sendo esta última a maior transação da história do setor, a Kroton Educacional transformou-se na companhia líder no segmento de ensino a distância e em um dos maiores grupos educacionais do mundo, com grande presença nacional e com o maior portfólio de serviços educacionais.

No mesmo ano, a Rede Pitágoras foi a primeira rede de ensino a disponibilizar um canal de TV via satélite, exclusivo para as escolas parceiras, mostrando que o grupo não permite fronteiras para a educação.

Em 2012, a Kroton Educacional adquiriu o Centro Universitário Cândido Rondon (Unirodon).

Em 2013, 2014 e 2015 a Rede Pitágoras foi eleita como a marca mais lembrada no Prêmio Top Educação, na categoria Sistema de Ensino para a Rede Privada.

Ainda em 2015, a Rede Pitágoras lançou sua nova coleção, embasada na proposta pedagógica da rede, que possibilita o alinhamento entre os segmentos e os diferentes componentes curriculares.

Conheça a Coleção Pitágoras por segmento:

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404