Ir para conteúdo
Notícias
Novembro Azul: faça parte você também dessa campanha!

A Rede Pitágoras quer estimular suas escolas parceiras e toda comunidade escolar a participar da campanha Novembro Azul, que acontece, anualmente, com o propósito de promover a conscientização em relação ao câncer de próstata e à saúde do homem. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido, porque o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Segundo informações do Portal Brasil, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. (Fonte: Ministério da Sáude, Portal Brasil e Instituto Nacional do Câncer).

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. (Fonte: Ministério da Sáude, Portal Brasil e Instituto Nacional do Câncer).

Exames

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. (Fonte: Ministério da Sáude, Portal Brasil e Instituto Nacional do Câncer). 

 

Faça parte você também dessa campanha! 

 

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404