Ir para conteúdo
Notícias
Colégio Pitágoras de Ourilândia do Norte realiza trabalho sobre "O Cortiço"

O Colégio Pitágoras de Ourilândia do Norte (PA), parceiro da Rede Pitágoras, desenvolveu um projeto interdisciplinar de sucesso com a turma da 2ª série do Ensino Médio. A iniciativa teve como propósito promover um diálogo entre as disciplinas de biologia e literatura, proporcionando aos alunos um panorama dos costumes da sociedade carioca, por meio da análise do livro "O Cortiço". 

Durante o projeto, orientado pelas professoras Ângela Fróes (Literatura) e Keila Silva (Biologia), os alunos fizeram um teatro sobre algumas passagens do livro. "Eles também simularam um conselho médico da época, estimulando os visitantes a buscar soluções para as endemias e epidemias que existiam nesse período, já que não existia muitos recursos para diagnóstico e tratamento", declara a professora Keila.  

 

Sobre "O Cortiço"

O livro "O Cortiço", escrito por Aluísio de Azevedo no final do século XIX, mostra o retrato da cidade do Rio de Janeiro: uma cidade que crescia cada vez mais, recebendo escravos alforriados que viviam marginalizados socialmente, além de europeus que buscavam no Brasil expectativa de ganhos consideráveis. O livro mostra esse encontro de diferentes culturas e, junto a elas, a transformação da sociedade fluminense.

Além disso, a medicina da época sofria grandes transformações. Com a construção de cortiços em áreas periféricas da cidade, era recorrente a aglomeração de pessoas nessas moradias. Junto a isso, a ausência de saneamento básico e o conhecimento limitado da época favoreciam a transmissão e veiculação de algumas doenças como febre amarela, coqueluche, varíola, febre tifoide, dentre outras.

Nesse cenário, Oswaldo Cruz, um importante médico sanitarista, trouxe importantes contribuições. No entanto, suas ideias não foram bem recebidas. Prova disso é a histórica revolta da vacina, que ocorreu no ano de 1904. 

  

 

 

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404