Ir para conteúdo
Notícias
Colégio Embraer, parceiro da Rede Pitágoras, fica em 1º lugar no Programa Inova Jovem UNICAMP

O projeto do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, parceiro da Rede Pitágoras localizado em Botucatu (SP), ficou em primeiro lugar na 1ª edição aberta do Programa Inova Jovem UNICAMP. O projeto, desenvolvido por alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio, concorreu com representantes de 74 escolas do estado de São Paulo. “Queremos que esse prêmio sirva de inspiração para os outros alunos e de incentivo para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica. Estamos muito felizes com esse resultado”, declara o coordenador Luciandro Sodré, que foi um dos orientadores do projeto.

A equipe Biodyne, composta pelos estudantes Guilherme Oliveira, Karen Silva, Katleen Mara, Marcelle Ropke, Samuel Bassani, Tales Inácio, Thalia Carvalho e Thiago Gil, foi orientada pelo professor Vinícius Tanajura, pelo coordenador Luciandro Sodré e pelo mentor indicado pela organização do Programa, Saulo Assis. Os alunos conseguiram um excelente desempenho nas três etapas eliminatórias da competição que envolveu workshops de Design Thinking, Business Model Canvas e Pitch.

A equipe do Colégio Embraer desenvolveu um protótipo que poderá auxiliar a produção de biocurativos aplicados em pacientes portadores de feridas crônicas. O projeto contou com a colaboração da equipe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. “A responsável pelo Laboratório de Engenharia Celular e autora do biocurativo, fabricado a base de compostos sanguíneos aplicados em membrana biológica, Drª Elenice Deffune, foi uma das grandes incentivadoras do projeto”, revela Luciandro Sodré.   

Dentre os projetos inscritos, 6 equipes foram selecionadas para apresentar suas ideias em um evento presencial para uma banca avaliadora que contava com colaboradores de diversas áreas e com o reitor da UNICAMP. Na ocasião, a equipe do Colégio Embraer foi consagrada vencedora levando para casa uma premiação em dinheiro no valor de cinco mil reais. ”Oportunidades como essa tornam o aprendizado mais significativo para os estudantes, que têm a chance de aplicar aquilo que se ensina. Nesse modelo, a prática antecede a equação”, conclui o coordenador.

 

Sobre o Programa

O Programa Inova Jovem foi criado pela Agência de Inovação “Inova UNICAMP” para levar capacitação na área de empreendedorismo e inovação para alunos do ensino médio, criando oportunidades para que os estudantes transformem suas ideias em negócios. O Programa, que teve sua primeira edição em 2014, estimula os participantes a elaborarem seus projetos em sólidos modelos de negócios, utilizando a metodologia Business Model Canvas. Essa edição teve recorde de inscrições sendo 74 propostas ao todo.

 

 

 

 

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404