Ir para conteúdo
Notícias
Colégio Embraer compartilha história marcante

Em comemoração aos seus 50 anos de expertise em educação, a Rede Pitágoras lançou a campanha "Compartilhe com a Rede a sua história", que tem como objetivo divulgar as curiosidades e fatos marcantes envolvendo a Rede Pitágoras e suas escolas parceiras nos últimos anos. A primeira escola parceira a compartilhar um momento marcante com a Rede é o Colégio Embraer, localizado em São José dos Campos (SP).

Em abril de 2014, o Colégio recebeu o professor Evando Neiva, um dos fundadores do Pitágoras, para uma palestra. Na ocasião, ele utilizou a conhecida fábula do renascimento da águia com o intuito de trazer uma mensagem sobre a importância da renovação. Porém, um fato o surpreendeu. "Ao fim da palestra ele recebeu uma ligação com uma notícia que sua família se renovaria e ele se tornaria avô", revela Renato Augusto, diretor de unidade do Colégio Embraer.

Diante do simbolismo dessa história, Denise Nardin Berto, revisora de redações do Colégio Embraer, decidiu contar de forma poética esse momento tão especial. Confira abaixo o texto na íntegra:

O nascimento de um neto e o renascimento de um avô
O dia amanhecera diferente do habitual, Evando Neiva traria, ao Colégio Embraer, mais uma pitada de história e de conhecimento.
Era assim que tudo acontecia...
Em uma de suas palestras, o professor demonstrara que as pessoas são como águias, se renovam a determinados fatos e necessidades da vida.
Professor Evando não sabia, mas sua história se renovaria naquele dia, de uma maneira única.
Às águias deu uma atenção especial,
Ao ciclo de uma vida que carrega consigo resistência e mudanças, por vezes tão necessárias, achou pertinente apresentar sua opinião.
A decisão da ave, devido sua longevidade, aos 40 anos, demanda coragem e força de vontade.
Caso contrário, não resistiria por mais 30 anos...
E assim as histórias de vida da águia e do mestre se encontravam...
O telefone tocou, como uma ligação de um filho que pede a um pai aconchego, que lhe pede uma história antes de dormir...
O telefone tocou, na verdade para indicar uma mudança repentina, pois seu bico, suas penas e suas unhas agora deixariam de fazer parte de um "eu" e todos os envolvidos sofreriam, também, essas transformações...
O conhecedor da narrativa trocaria suas penas de pai, e se transformaria em alguém ainda maior: um AVÔ!
Seu filho trocaria suas garras e bicos e traria ao seu novo estado, uma coragem de pai!
Ali, no Colégio Embraer, voava, renascido e cheio de sonhos, o mais novo avô para a preparação de uma nova história.
O educador passou a caminhar entre nuvens, como ave mais sábia e com olhares cuidadosos e, ainda mais, distantes.
Nasceria, dali algum tempo, um novo "filhote", que o chamaria de "vô"
Uma nova águia bebê, que poderia se apoiar naquele renascido homem que havia, naquele momento, destruído todos os bicos de tristeza, arrancado as unhas de insegurança e retirado as penas do passado para dar início a um novo ciclo, inteiramente renovado!

Gostou dessa história? Compartilhe conosco os momentos marcantes e as curiosidades que fazem parte de nossa parceria. Mande um e-mail paracomunicacao@pitagoras.com.br com informações e fotos de um fato interessante, que ocorreu nos últimos anos, envolvendo a Rede Pitágoras e a sua escola.

 

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404