Ir para conteúdo
Notícias
Alunas do Colégio Pitágoras de Carajás são finalistas da FEBRACE

O projeto de pesquisa "Parauapebas, pobre cidade rica", desenvolvido por três alunas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pitágoras de Carajás/PA, é finalista da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontece de 20 a 24 de março, na USP, em São Paulo. O projeto, desenvolvido durante todo o ano de 2016, teve como objetivo principal estudar os fatores que interferem diretamente na oscilação econômica do município de Parauapebas.

Marina Fernandes Lopes Fabbris, professora que orientou o projeto e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Pitágoras de Carajás, explica que as alunas buscaram compreender a dependência do município de Parauapebas sobre a atividade mineradora e como isso responde pela ascensão e queda da economia da cidade. “O interesse pelo tema partiu da necessidade de entender os ciclos econômicos pelos quais o município passou, pois as três alunas são filhas de funcionários da Mineradora Vale e vivenciaram o período em que a economia estava em alta e, agora, este momento de recessão, pobreza e desemprego local”, conta a professora. O projeto foi baseado em pesquisa bibliográfica, dados históricos e socioeconômicos e trabalho de campo, por meio de entrevistas e aplicação de questionários com a população. “Ser finalista da FEBRACE, algo que todos querem, mas nem todos conseguem, é motivo de muito orgulho e um reconhecimento pela dedicação das alunas. Sinto-me orgulhosa por tê-las orientado”.

Segundo Marina, este é o sexto ano em que o Colégio Pitágoras de Carajás tem um projeto finalista na FEBRACE. “Isso é fruto de um trabalho iniciado em 2012 quando intensificamos a pesquisa científica com nossos alunos. Hoje já temos um grupo de pesquisa formado por alunos (voluntários) do 8º Ano EFI à 2ª série do EM que desenvolvem projetos com a orientação de um professor durante todo ano letivo. Ao final do ano de 2016, seis projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa foram apresentados para a comunidade escolar na nossa Mostra de Conhecimento”.

 

Seja uma Escola Parceira

Quer ampliar a atuação de sua escola e aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da sua instituição?

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens de fazer parte desta Rede!

Atendimento telefônico:

0800-7210404